Nublado

Máximo: 32º

Mínimo: 23º

21 de Outubro de 2017

Formacoop

FORMACOOP – programa de formação de dirigentes E gerentes DE cooperativas

 

 

 

APRESENTAÇÃO

O FORMACOOP – programa de formação de dirigentes E gerentes DE cooperativas foi desenvolvido para atender a demanda das cooperativas de Mato Grosso do Sul para capacitação do público cooperativista, nos diversos ramos de cooperativas, nas áreas de: recursos humanos, gestão de cooperativas, finanças e educação cooperativista.

 

 

OBJETIVO

Aprimorar o processo de gestão das cooperativas através da evolução comportamental e qualificação dos dirigentes, gerentes, conselheiros fiscais, técnicos e encarregados de setor de cooperativas, desenvolvendo atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, equipe de colaboradores e público externo.

Ampliar a visão desse público sobre as formas de gestão do empreendimento cooperativo na atual conjuntura econômica global e proporcionar oportunidade de discussão e análise do contexto do segmento de atuação da cooperativa. É necessário que todos eles recebam treinamentos específicos para desempenharem melhor as suas funções.

 

 

A QUEM SE DESTINA

Gerentes, Conselheiros Fiscais, Técnicos, Encarregados de Setor das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul. Serão disponibilizadas 30 vagas. O participante deverá cursar todas as disciplinas e obter 75% de frequência e 70% de aproveitamento em cada uma delas.

 

 

PROGRAMA

 

Disciplinas:

1. Cooperativismo contemporâneo (16h)

2. Oratória (16h)

3. Planejamento Estratégico (16h)

4. Educação Cooperativa (16h)

5. Gestão Financeira (16h)

6. O fator humano como chave para a competitividade (16h)

7. Técnicas de Negociação (16h)

8. Plano de Negócios (16h)

9. Contabilidade Gerencial (16h)

10. Introdução à Governança Corporativa (16h)

11. Encontro Estadual de Cooperativismo (8h)

 

Carga horária total – 168 horas

 

 

 

 

 

EMENTAS

 

COOPERATIVISMO CONTEMPORÂNEO(16 hs)

Globalização e Evolução do Pensamento Cooperativo. Tendências do Cooperativismo Contemporâneo: gestão empresarial, gestão social, formação do sentido empreendedor no cooperativismo, cooperativismo solidário contemporâneo. Quadros teóricos institucionalistas na análise do cooperativismo contemporâneo: teoria da agência, teoria dos direitos de propriedade, teoria dos custos de transação. Quadros evolutivos do cooperativismo nacional e internacional.

 

ORATÓRIA (16 hs)

Técnicas para superar o medo e o nervosismo sem traumas; emoção aplicada à comunicação; gestos, postura e apresentação pessoal; entonação, dicção e voz; construindo a melhor imagem; uso adequado de microfone; comunicação: ferramenta de convencimento; ferramentas de marketing pessoal; técnicas para falar de improviso; como fazer boas apresentações.

 

O FATOR HUMANO COMO CHAVE PARA A COMPETITIVIDADE(16 hs)

Importância do tema no contexto atual de mercado; Desempenho; Valores, Competências e Desempenho; Valores da Organização; Gestão de RH; Gestão do Conhecimento; O capital intelectual nas organizações; Participação e Comprometimento; As competências dos indivíduos para o crescimento da organização; Competências essenciais para a função; Os desafios profissionais; A arte de selecionar talentos e Como reter talentos; A grande Lição.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (16 hs)

Planejamento e Gestão Estratégica. Estrutura Geral de Planejamento Estratégico: Visão, Missão, Negócio, Filosofia e Políticas Empresariais, Objetivos, Metas, Orçamento. Análise do Ambiente Interno e do Ambiente Externo. Modelo das Cinco Forças de Porter. Vantagens Competitivas. Estratégias Competitivas. Visão Estratégica do Negócio. Estudo de Caso: Planejamento Empresarial de Cooperativa.

 

EDUCAÇÃO COOPERATIVA (16 hs)

A cooperação e a atuação dos associados na cooperativa e no mercado; A importância da comunicação e da educação cooperativista nas cooperativas; A cooperativa como sistema social e sua estrutura de poder; O que é e objetivos da educação cooperativista e da organização do quadro social; Educação cooperativista e organização do quadro social (considerações); O que é, para que serve e as diversas formas de organização do quadro social; Vantagens, dificuldades e desafios do trabalho educativo e a importância do conhecimento para renovação do quadro social; Referencial histórico da educação cooperativista e da organização do quadro social nas cooperativas brasileiras; A aplicação da educação cooperativa como instrumento de transparência da gestão nas cooperativas e melhoria do processo de confiança e participação; A essência da doutrina e da filosofia cooperativista; O papel do associado não dirigente na gestão da cooperativa; Debates para esclarecimentos de dúvidas dos participantes (questões para discussão, considerando a realidade e o dia a dia das cooperativas participantes).

 

GESTÃO FINANCEIRA (16 hs)

Contabilidade e Administração Financeira em Cooperativas. Estrutura e análise das demonstrações contábeis. Administração do Capital de Giro. Análise de Investimentos.

 

 

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO(16 hs)

7 princípios para conduzir Negociações Bem Sucedidas; Metodologia e eficácia no processo das negociações; Estratégias e táticas: posso fazer - devo evitar; Visão de repercussões – como compatibilizar objetivos; O Planejamento, o roteiro da reunião e os recursos; O Raciocínio estratégico e resultados do negócio; Estratégias e táticas do método Ganha-Ganha; Adaptação ao Estilo do outro – flexibilidade; Auto-avaliação do desempenho atual em negociação; Perfil Ideal do negociador - área cooperativista; Atuação profissional dos negociadores: Afinal, quais sãos as necessidades/expectativas e problemas; Atitudes que favorecem resultados positivos; Conquista do direito de avançar - método da “Baixa Pressão”; Adequação da proposta – eficácia dos resultados; Motivação como fator de resultados em negociações; Pró-atividade - O Poder de “fazer acontecer”; Objeções - Concessões - Fechamento - “amarrações”.

 

PLANO DE NEGÓCIOS (16 hs)

Tipos de empreendedores e estágios do empreendimento; Características essenciais de um Plano de Negócios; Como elaborar um bom Plano de Negócios; Apresentação e discussão da multiplicidade de oportunidades existentes; Metodologia de elaboração e análise de Plano de Negócios; Metodologia de elaboração e análise Econômico-Financeira do Plano de Negócios; Desenvolvimento de um exemplo em classe, com aplicação das metodologias apresentadas; Refinamentos de análise e quantificação de risco.

 

CONTABILIDADE GERENCIAL (16 hs)

Caracterização da Contabilidade Gerencial: Seu conteúdo; Sua amplitude; Seus objetivos; Seus fluxos. A estrutura da empresa cooperativa em seus diversos ramos: Agropecuário; Crédito; Saúde; Infraestrutura e Outros.

Parâmetros de coleta de informações: Planejamento Estratégico; Planejamento Orçamentário; Demonstrações Financeiras: Mensais; Semestrais; Anual.

Análises, avaliações e diagnóstico.

 

 

INTRODUÇÃO À GOVERNANÇA CORPORATIVA (16 hs)

O que é governança corporativa e por que a importância atual do tema. Principais modelos de governança corporativa. O ambiente brasileiro da governança corporativa. Diferenças entre proprietários e gestores: os problemas de agência. Princípios e melhores práticas de governança corporativa. As questões de governança em organizações sem fins lucrativos e de autogestão.   Assembleias e conselhos: reduzindo o custo da decisão coletiva. Natureza e questões centrais da governança das cooperativas. Impacto da legislação sobre a governança das cooperativas. A importância das assembleias e conselhos na governança. Relações entre conselho e o executivo principal. Construindo princípios de boa governança para as cooperativas no Brasil. A situação da Governança Cooperativa no Brasil. Diretrizes de governança para cooperativas: as propostas do Banco Central para o sistema de crédito e utilização para demais sistemas.

 

ENCONTRO ESTADUAL DE COOPERATIVISMO (08hs)

Palestra 1: Tema complementar às disciplinas vistas.

Palestra 2: Tema complementar às disciplinas vistas.

 

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Março a dezembro de 2016 – As disciplinas serão ministradas mensalmente na sexta-feira das 08:00 às 18:30h e no sábado de 08:00h às 16:00h.