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15 de Dezembro de 2017

Líderes

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES COOPERATIVISTAS 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Este programa foi desenvolvido para atender a demanda que os dirigentes, conselheiros e executivos dos mais diversos segmentos de cooperativas possuem sobre gestão de pessoas e liderança. Vem de encontro aos anseios desse público, que possui imediata necessidade de se atualizar nas modernas técnicas administrativas e estilos de liderança, preparando-os para os desafios diários que o mercado cada vez mais competitivo os impõe. O programa aborda uma grande diversidade de conceitos e práticas, essenciais para a atualização dos conceitos, instrumentos e métodos usados na moderna administração de empresas e que se aplicam à gestão de pessoas nas cooperativas e ao exercício da liderança. As disciplinas serão ministradas por profissionais de grande conhecimento e que atuam em diversos estados brasileiros.

 

 

OBJETIVO

 

Aprimorar o processo de gestão das cooperativas através da evolução comportamental e qualificação dos dirigentes, conselheiros e executivos, desenvolvendo atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, equipe de colaboradores e público externo.

Ampliar a visão desse público sobre as modernas técnicas de gestão de pessoas na atual conjuntura econômica global e proporcionar oportunidade de discussão e análise do contexto do segmento de atuação da cooperativa. Os líderes das cooperativas necessitam receber treinamentos específicos para desempenharem melhor as suas funções. Estimular a discussão sobre conhecimentos e comportamentos dos estilos de liderança, possibilitando trabalhar as técnicas da Liderança Situacional e sua utilização no desenvolvimento pessoal e profissional dos membros de uma equipe. Aprimorar o processo de identificação do nível de desenvolvimento dos participantes e a flexibilidade do líder na aplicação do estilo adequado de liderança.

 

 

A QUEM SE DESTINA

 

Dirigentes, Conselheiros e Executivos das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul. Serão disponibilizadas 30 vagas.

 

 

DISCIPLINAS

 

 

Módulo I – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

                    

Disciplinas:

1. COOPERATIVISMO CONTEMPORÂNEO(16 hs)

2. MARKETING PESSOAL E ORATÓRIA (16 hs)

3. LIDERANÇA SITUACIONAL (16 hs)

 

 

Módulo II – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

 

Disciplinas:

  1. DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTOINTERPESSOAL(16 hs)
  2. GESTÃO DA INOVAÇÃO(16 hs)
  3. LIDERANÇA COACH I(16 hs)
  4. EDUCAÇÃO COOPERATIVA (16 hs)

 

 

Módulo III – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE GESTÃO

 

Disciplinas:

1.  PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA (16 hs)

2.  O LÍDER COMO AGENTE TRANSFORMADOR (16 hs)

3.  LIDERANÇA COACH II (16 hs)

 

 

Módulo IV – VIVÊNCIA PRÁTICA E ANÁLISE DE APLICABILIDADE

 

Disciplinas:

  1. MISSÃO DE ESTUDOS: VISITA À COOPERATIVAS (24 hs)

 

 

Módulo V - SEMINÁRIO DE LÍDERES COOPERATIVISTAS

Disciplinas: (total 8hs)

 

Palestra 1: tema relacionado à liderança.

Palestra 2: tema relacionado à gestão de pessoas.

 

 

Carga horária total: 192hs

 

 

EMENTAS

 

Módulo I - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

 

COOPERATIVISMO CONTEMPORÂNEO(16 hs)

Globalização e Evolução do Pensamento Cooperativo. Tendências do Cooperativismo Contemporâneo: gestão empresarial, gestão social, formação do sentido empreendedor no cooperativismo, cooperativismo solidário contemporâneo. Quadros teóricos institucionalistas na análise do cooperativismo contemporâneo: teoria da agência, teoria dos direitos de propriedade, teoria dos custos de transação. Quadros evolutivos do cooperativismo nacional e internacional.

 

MARKETING PESSOAL E ORATÓRIA (16 hs)

Preparação para mudar; Tendências de impacto no ambiente de negócios; Entendendo Marketing; Entendendo Mercado; Entendendo Produto, Preço, Promoção e Posicionamento; Vendendo intangíveis e serviços; A Internet e seu impacto na venda, no produto e na empresa; Empatia imaginativa; Entendendo a si mesmo; Rejuvenescer os negócios; A feminilização do mercado; Capital intelectual; Capital social e networking-share; Exposição; Componentes da mensagem; Componentes da percepção; Entendendo a influência do vestir; A linguagem do corpo, das cores e dos movimentos; Voz e atuação; Mecanismos da criatividade; Entendendo seu interlocutor.

 

LIDERANÇA SITUACIONAL (16 hs)

A velocidade das mudanças no ambiente empresarial; A necessidade de desenvolver Competências; Papel gerencial: O novo perfil do Gestor; Habilidades necessárias ao papel: Técnicas/ Humanas/ Conceituais; Diferenças entre chefes e líderes; Estilos de liderança: A visão do ser humano determinando o estilo; Adequando o estilo aos diferentes níveis de maturidade da equipe; Comunicação Empresarial; O Processo de comunicação dentro das organizações; A comunicação como diferencial competitivo; Os problemas mais comuns; A interferência da hierarquia e a departamentalização; Aprimorando a competência de comunicação; Avaliação de desempenho, reconhecimento e recompensa; O que e como avaliar; Desempenho X Resultado; Feedback construtivo; Reconhecendo desempenhos diferenciados; Administração de conflitos interpessoais e intergrupais; O papel do líder no gerenciamento de conflitos; Geração de consenso; Fatores que facilitam a aceitação da liderança por parte da equipe e geram motivação; Construindo equipes vitoriosas através da liderança motivada.

 

 

Módulo II - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

 

DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTOINTERPESSOAL(16 hs)

Convivência e Integração em Grupo (relações interpessoais: o que é e o que representa?); Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais e Intergrupais: autoconhecimento; Administração das Diferenças para o convívio em grupo e relações de confiança; Comunicação Eficiente em Grupo: janela de Johari; Administração de Conflitos nas Relações: estilo passivo, agressivo e assertivo; Ética nas Relações; Atitudes Positivas e Negativas em Equipe; Exercício da Empatia nas Relações Interpessoais: saber ouvir; O Processo da Automotivação; Qualidade Pessoal e Harmonia num Ambiente Profissional.

 

GESTÃO DA INOVAÇÃO(16 hs)

I - Criatividade para Inovação: Criatividade e liderança como bases do processo de Inovação; Papel do líder nos processos de Inovação; Relação entre Criatividade e Inovação; Criando ambientes propícios para a criatividade; Pensamento lateral: como buscar novos caminhos; Métodos e técnicas de geração e gestão de ideias; Criando equipes de trabalho orientadas para a inovação.

II - Gestão da Inovação: Gestão da Inovação; Organização e planejamento para inovação.

III - Inovação e Competitividade: Inovação como elemento de competitividade mercadológica; Identificação e monitoramento de indutores da inovação nas empresas; Inovação e mercado.

 

LIDERANÇA COACH I (16hs)

O que é coaching; Coaching X Counseling X Mentoring; Contextos do coaching; Etapas do processo; A arte de fazer perguntas; Foco em soluções; Coaching X Liderança; O papel do líder coach; Benefícios do coaching para a organização; Como identificar e lidar com crenças limitantes; Roda da Liderança; Especificação de metas; Meta SMART;Modelo de coaching em 4 passos; Construindo um plano de ação; Tarefas e follow up; Busca do equilíbrio.

 

EDUCAÇÃO COOPERATIVA (16 hs)

A cooperação e a atuação dos associados na cooperativa e no mercado; A importância da comunicação e da educação cooperativista nas cooperativas; A cooperativa como sistema social e sua estrutura de poder; O que é e objetivos da educação cooperativista e da organização do quadro social; Educação cooperativista e organização do quadro social (considerações); O que é, para que serve e as diversas formas de organização do quadro social; Vantagens, dificuldades e desafios do trabalho educativo e a importância do conhecimento para renovação do quadro social; Referencial histórico da educação cooperativista e da organização do quadro social nas cooperativas brasileiras; A aplicação da educação cooperativa como instrumento de transparência da gestão nas cooperativas e melhoria do processo de confiança e participação; A essência da doutrina e da filosofia cooperativista; O papel do associado não dirigente na gestão da cooperativa; Debates para esclarecimentos de dúvidas dos participantes (questões para discussão, considerando a realidade e o dia a dia das cooperativas participantes).

 

 

 Módulo III - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE GESTÃO

 

PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA (16 hs)

Programa de eficiência pessoal; Técnicas de priorização; Urgente X Importante; Combatendo a procrastinação, insatisfação e inércia; Como usar telefone e e-mail; Delegação; Planejamento e preparação: temas, objetivos, prioridades, participantes e duração; Como lidar com o stress e crises; PDCA; Conceitos de liderança participativa; Visão das organizações modernas; Como ser um líder adequado a diferentes liderados; O líder educador; Ética pessoal e organizacional; Impactos da antiética na gestão empresarial.

 

O LÍDER COMO AGENTE TRANSFORMADOR (16 hs)

Apresentação: Fator oculto; Aplicação de dinâmica para aquecimento do grupo; Cultura Organizacional: Crenças e valores; As quatro ondas culturais; Empresa como cultura; Gestão de Mudanças: Definição de cenários - antigo x atual na função da liderança; As 4 fases no processo de mudança; A importância da Visão de Futuro na Obtenção de Resultados: Visão de futuro; Estabelecimentos de objetivos; Critérios necessários quanto a definição de objetivos; Definição de estratégias; Aplicação de planos táticos; Critérios na mensuração de resultados; Percepção do Líder: O processo perceptivo; As 5 barreiras do processo criativo; Aplicação de dinâmica vivencial em percepção; Influenciando a Motivação: Empowerment; Como gerar estímulos para motivação da equipe; Aplicação do motivograma; Como lidar com subordinados com diferentes níveis de motivação e maturidade; Liderança Flutuante; Comunicação Interpessoal: Processo da comunicação; As 4 fases da Comunicação; Como dar e receber feedbacks; Aplicação de Dinâmica Vivencial       em comunicação (cujo objetivo é demonstrar os sérios problemas de interpretação, com destaques para a falta de clarificação e verificação); Programação Neurolinguística na Negociação: Objetivos e Etapas de uma negociação; Conceitos sobre Programação Neurolinguística; Como negociar e vender idéias para visuais, auditivos e cinestésicos; Aplicação de questionário sobre estilos; Os participantes conhecerão o método que cada um mais utiliza para perceber o mundo que o cerca; Liderança mediante a Inteligência Emocional: Conceitos; Etapas da Inteligência Emocional; Exemplos Práticos; Administração do Stress; Liderando com Inteligência Emocional; Coaching: O papel do líder coach; Como desenvolver competências (técnicas, humanas e conceituais) na equipe; Competências mais exigidas na atualidade; Como dar e receber feedback aos assistidos; Dinâmica vivencial em Coaching; Aplicação prática das técnicas de coaching; Encerramento: Exercício sobre feedbacks positivos; Sensibilizar quanto à necessidade do elogio sincero; Jogo da engrenagem; Fechamento de equipe; Aplicação de Dinâmica de fechamento: Demonstra que a solução dos nossos problemas está dentro de nós mesmos.

 

 

LIDERANÇA COACH II(16 hs)

O que é coaching de Equipe; Principais diferenças entre Coaching Individual X Coaching de Equipe; O que é um Time; Conhecendo as características de seu time através do DISC; O que é um Time de Alta Performance; Quais são as características de um Time de Alta Performance; Objetivos do Coaching de Equipe; Coaching de Equipe no Sistema Organizacional; Etapas do processo; Definições de papéis: líder-coach, equipe e seus membros; Passo a passo; Como medir resultados; Coaching de Equipe X Team Building.

 

 

Módulo IV - VIVÊNCIA PRÁTICA E ANÁLISE DE APLICABILIDADE

 

Disciplinas:

MISSÃO DE ESTUDOS: VISITA À COOPERATIVAS (24 hs)

 

 

Módulo V - ENCONTRO ESTADUAL DE LÍDERES COOPERATIVISTAS

 

Disciplinas: (total 8hs).

Palestra 1: (tema relacionado às disciplinas ministradas)

Palestra 2: (tema relacionado às disciplinas ministradas)

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Março a novembro de 2016 – As disciplinas serão ministradas quinzenalmente na sexta-feira das 08:00 às 18:30h e no sábado de 08:00h às 16:00h. Total de 16 horas.