Sobre o SESCOOP/MS

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Mato Grosso do Sul – SESCOOP/MS é responsável por organizar, administrar e executar:

  • O ensino de formação profissional cooperativista para cooperados, empregados de cooperativas e familiares;
  • A promoção social de cooperados, empregados de cooperativas e familiares; e
  • O monitoramento das cooperativas.

Nesse sentido, as ações do SESCOOP/MS para o fortalecimento das cooperativas englobam capacitação, valorização e melhor aproveitamento dos cooperados e empregados. Assim, a entidade busca patamares mais elevados de inovação e excelência, favorecendo a competitividade dos produtos e serviços desses empreendimentos.

 Como funcionam os cursos?

Para montar o calendário de cursos o SESCOOP/MS busca identificar as necessidades das cooperativas em conjunto com o atendimento aos objetivos estratégicos sistêmicos do Sistema. São realizadas reuniões junto com as cooperativas e diretoria, onde são levantadas as necessidades das cooperativas e direcionadas ações para o desenvolvimento da mesma. A formulação do planejamento ocorre da seguinte forma: as cooperativas informam as áreas que necessitam de capacitações e o SESCOOP/MS faz verificação na ferramenta do PDGC, para não só atender as ações solicitadas, mas ir além, com ações focadas nas necessidades pontuais.

Para participar de nossos cursos é necessário estar vinculado a uma cooperativa, seja como cooperado ou como empregado. As cooperativas filiadas ao sistema OCB/MS são informadas das datas e dos cursos oferecidos pelo SESCOOP/MS e indicam alunos para participarem dos treinamentos.

 Sou do meio cooperativista, como participar?

Se você está vinculado a uma cooperativa e tem interesse em participar de um de nossos cursos, você deve procurar sua cooperativa ou seu gestor e expor seu interesse em participar, A mesma entrará em contato com o SESCOOP/MS para que seja enviado o folder e a ficha de inscrição do curso para preenchimento. Sendo confirmado o recebimento da ficha você estará inscrito com sucesso em seu curso de escolha, é importante ressaltar que em alguns programas poderá haver uma seleção, devido a grande demanda que possuem, nestes casos o aluno que foi selecionado será avisada por meio de um comunicado ao e-mail cadastrado na ficha de inscrição, se aluno desistir do evento deverá nos comunicar com antecedência mínima de 24h úteis, caso contrário ele será considerado inscrito. Dúvidas? Entre em contato conosco pelos e-mails: sheila@ocbms.org.br ou secretaria@ocbms.org.br ou pelos telefones (67) 3389-0219 ou 3389-0213.

Caso você tenha interesse em fazer um curso que não se encontra em nosso calendário, não se preocupe, fale com seu gestor, pois ele pode vir a solicitar o curso para o próximo planejamento.

 

Os certificados ficam prontos após a realização do curso e são enviados para você, em sua cooperativa, via correio, é importante lembrar que a emissão de certificado só é realizada se o aluno tiver presença igual ou acima de 75%, caso o certificado se extravie uma segunda via poderá ser solicitada e o envio é feito de forma digital por correio eletrônico.