Nublado

Máximo: 33º

Mínimo: 23º

15 de Dezembro de 2017

GDA

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO (GDA)

TRANSPARÊNCIA COOPERATIVISTA

Imagine ter acesso de forma rápida, fácil e confiável às principais informações econômicas e financeiras de todas as cooperativas da sua região. Mais que isso! Imagine ter dados concretos para analisar o desempenho da sua cooperativa em relação ao restante do setor ou às empresas do mesmo ramo de atividade. É um sonho, não é mesmo? E ele já começou a ser realizado, graças à criação do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA).

O GDA é um sistema de cadastro e consolidação dos balanços contábeis, financeiros e sociais das cooperativas brasileiras. O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da organização e de seus empregados. As informações ficam lá, disponíveis para consulta 24 horas por dia. Isso facilita o processo de tomada de decisões das cooperativas e aumenta ainda mais a transparência do nosso setor.

Quer outro motivo para cadastrar sua cooperativa no GDA? Quando as informações do sistema forem consolidadas em âmbito nacional, conseguiremos traçar, pela primeira vez, um panorama geral do cooperativismo brasileiro. E com base nos indicadores gerados poderemos ajudar as cooperativas a escolher os melhores caminhos para crescer. A ferramenta já está em fase de implantação nos estados de Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O que dá para fazer com os dados do GDA?

  • Pesquisa de mercado (benchmarking) para comparar o seu desempenho ao do setor, ao longo dos anos.
  • Tomar decisões mais estratégicas com base nas tendências de crescimento ou retração do seu ramo de atuação.
  • Prestar contas aos seus cooperados, demonstrando seu compromisso com a transparência da gestão.
  • Facilitar o trabalho de monitoramento das contas da cooperativa pelo Conselho Fiscal, pela Auditoria interna e também pelo Conselho de Administração.