Chapeu

Cursos

1Onda

OCB/MS apóia MS Florestal

Data: 13/05/2010 00:00

A OCB/MS apóia a realizacão do 1° Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul, que acontece nos dias 2 e 3 de junho no Centro de Convencões Arquiteto Rubens Gil de Camilo, na Capital.

Durante a abertura do I Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul - MS Florestal, hoje (2) pela manhã, o governador André Puccinelli afirmou que o desenvolvimento do Estado será sem degradacão ambiental. 'O desenvolvimento do Estado acontecerá sem passivo ambiental ', garantiu André.

O congresso acontece num momento oportuno, segundo o governador, devido ao crescimento do Estado. 'Espero que este seja o primeiro de muitos outros congressos, que servirá para esclarecimento e aprimoramento de Mato Grosso do Sul ', afirmou André.

Um dos principais temas a serem abordados no congresso é a silvicultura, que consiste no plantio de árvores nativas e exóticas com a finalidade de reflorestar áreas degradadas. O congresso acontece na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

Durante a abertura do MS Florestal, também foram comemorados os 10 anos de atividades da Companhia MS Gás e assinados contratos com a Petrobrás, com o Grupo Votorantin, a Cerâmica Fornari e a Reflora.

O evento é uma promocão do governo estadual - através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Producão, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur) e MS Gás - e das Federacões Estaduais da Agricultura e Pecuária e da Indústria (Famasul e Fiems). Também apóiam à iniciativa a prefeitura municipal de Campo Grande, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/MS), Associacão Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS), Associacão de Engenheiros Florestais e Engenheiros Agrônomos de MS (ASEF e AEAMS), Painel Florestal e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Cidade, Planejamento, Ciência e tecnologia.

Após a abertura, o governador André Puccinelli realizou uma palestra sobre 'Cenário de Mato Grosso do Sul ', às 10 horas. Em seguida, o deputado federal e presidente da Comissão de Silvicultura da Câmara Federal, Odacir Zonta, falou sobre 'Cenários Internacional e Nacional - perspectivas e fomento agroflorestal '. À tarde, às 14 horas, o superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Supema/Semac, Roberto Ricardo Machado Goncalves, falará sobre a 'Política Ambiental para o setor florestal do Estado de MS - legislacão, procedimentos para licencas, legislacão ambiental e crédito de reposicão ambiental '.
 
Finalizam o primeiro dia do congresso as palestras 'O setor florestal e sua sustentabilidade ', do diretor Florestal da VCP José Maria Arruda Mendes Filho e 'Mitos e verdades sobre florestas plantadas ', do engenheiro agrônomo da Universidade Federal de Vicosa, Roberto F. Novaes.

No segundo dia de congresso, serão realizadas as seguintes palestras: 'Programa BB Florestal ', 'Realidade da atividade em MS, políticas de incentivos ', 'Biomassa e agroenergia ', 'Mercado de créditos de carbono ', 'Múltiplo uso da madeira ', 'Silvipastoril ' e 'Florestas - cenário macroeconômico '.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS