Chapeu

Cursos

1Onda
O Programa Cooperjovem possui abrangência nacional, envolvendo mais de 400 escolas em todo o país. Em Mato Grosso do Sul é coordenado pelo Sescoop/MS e presente em 11 municípios atendendo professores e estudantes de todo o ensino fundamental, com a intenção de disseminar os ideais cooperativistas por meio de ações participativas e cooperativas.

O Programa Cooperjovem proporciona aos educadores a vivência dos trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável. A integração escola-família e comunidade é incentivada e promove a construção coletiva de soluções às demandas educacionais. Neste cenário, as cooperativas são fundamentais ao estabelecerem a aproximação com a comunidade, acompanhando a aplicação do programa nas escolas e identificando novas necessidades. 

Por meio do programa, estudantes, educadores e comunidade, são estimulados a vivenciar valores essenciais como: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e eqüidade, honestidade e ajuda mútua.

Conheça quem compõe esta rede: 

Sistema OCB/Sescoop Nacional – Responsável pela manutenção do programa, de sua estrutura e pela viabilização dos ajustes necessários ao êxito do programa no âmbito nacional.

Sescoop/MS – Responsável pela coordenação do desenvolvimento do programa no Estado, além de compartilhar informações com a unidade nacional.

Cooperativa – Responsável pelo apoio e acompanhamento da aplicação do programa nas escolas, identificando novas necessidades e contribuindo para seu sucesso.

Escola – É a protagonista, pois disponibiliza seu quadro de docentes para aplicar e vivenciar o programa junto aos seus alunos, além de incentivar a cultura da cooperação. 

Parceiros – Representantes de instituições publicas e/ou privadas que contribuem para a execução e ampliação do programa. 
Cada escola possui uma cooperativa parceira, que elege um coordenador local do programa, que tem o papel de dar suporte às atividades e projetos desenvolvidos pela escola. Além disso, cada escola recebe material de suporte composto pelo guia do educador, gibis e material didático para os alunos.

ADESÃO: 
Leve o Cooperjovem para o seu município, entre em contato com o Sescoop/MS pelo e-mail: renato@ocbms.org.br ou telefone 3389 0200. 
Link para hotsite do programa.

PARTICIPANTES
 
Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema
E.M. DELMIRO SALVIONE BONIN - NOVA ANDRADINA
E.M. LUIS CLÁUDIO JOSUÉ – PÓLO - NOVA ANDRADINA
E.M. LUIS CLÁUDIO JOSUÉ - EXTENSÃO LUIS CARLOS SAMPAIO - NOVA ANDRADINA
 


Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste Ltda

E. M. ARMELINDO TONON - SÃO GABRIEL DO OESTE 




Cooperativa Agropecuária do Centro Oeste Ltda

E. E. JOAQUIM VAZ DE OLIVEIRA (ANTIGA E.E. DOM BOSCO) - DOURADOS
 


Cooperativa Agroindustrial Amambai

E. M. FLÁVIO AUGUSTO COELHO DERZI – AMAMBAI
 

E. M. VER. ODÉRCIO NUNES DE MATOS - NAVIRAÍ
 

SICREDI PANTANAL MS - Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento do Pantanal de Mato Grosso do Sul
E. M. JOÃO PEDRO FERNANDES – MARACAJÚ
 
SICREDI CAMPO GRANDE-MS - Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento de Campo Grande e Região
 
E. M DOCE SABER - ROCHEDO
E. E. JOSÉ ALVES RIBEIRO - ROCHEDO
E. M. FREI OTÁVIO JOÃO SIMIONATO - CORGUINHO

SICREDI CENTRO-SUL MS- Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento do Centro Sul de MS
 
E. M. ANTÔNIO PINTO DA SILVA - AMAMBAI
E. M. CÂNDIDO LEMES DOS SANTOS - CAARAPÓ
E. M. PROF. EDUARDO PEREIRA CALADO – NOVO HORIZONTE DO SUL
E. E. DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR – NOVO HORIZONTE DO SUL

SICREDI UNIÃO MS/TO - Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento União dos Estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia
 
E. M. PROF. FAUZE SCAFF GATTASS FILHO – CAMPO GRANDE/MS
logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS