Chapeu

Cursos

1Onda

Brasil pode colher segunda melhor safra da historia

Data: 13/05/2010 00:00

De acordo com a Conab, a atual safra está estimada em 134,7 milhões de toneladas, 6,5% (9,4 milhões de toneladas) inferior à obtida na anterior que foi 144,1 milhões de toneladas

Diante da previsão de colher a segunda maior safra de grãos da história, depois do ciclo 2007/2008 (de setembro a junho), a producão nacional ainda sofre os efeitos do clima, com reducão prevista entre 6,5% e 8%. A informacão foi dada pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, durante o anúncio do quinto levantamento da safra de grãos 2008/2009. De acordo com a Conab, a atual safra está estimada em 134,7 milhões de toneladas, 6,5% (9,4 milhões de toneladas) inferior à obtida na anterior (144,1 milhões de toneladas) e 1,7% sobre a pesquisa de janeiro (137 milhões de toneladas).

A área plantada para esta safra está estimada em 47,9 milhões de hectares, 0,9% a mais comparada à safra anterior (47,4 milhões de ha). 'A área de plantio nos últimos cinco anos se mantém em torno dos 47 milhões de hectares', observa Stephanes. O ministro disse ainda que as condicões de comercializacão hoje são melhores do que na época do início do plantio e o governo federal tem assegurado recursos de crédito e de comercializacão para a producão brasileira. Stephanes citou a reacão de precos e de mercado para a soja, que vai proporcionar rentabilidade para os produtores. Os precos do acúcar e do etanol também estão bons, apesar de problemas estruturais do setor, afirmou o ministro. O preco do milho vem melhorando, inclusive no mercado externo e o de arroz manteve-se no mesmo patamar. Ao mesmo tempo, o País poderá fazer compras de trigo da Rússia diante da quebra da producão da Argentina, grande exportadora desse cereal de inverno.

Para o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Conab, Sílvio Porto, o registro de quebra na safra devido à estiagem já estava contabilizado no estudo realizado pelos técnicos desde novembro do ano passado, principalmente nos estados do Sul e em Mato Grosso do Sul. As maiores perdas foram no Paraná com as culturas da soja, feijão e milho. Registrou-se quebra de quase 600 mil toneladas nas lavouras de soja e reducão também na de milho, de 50 mil toneladas, em Mato Grosso do Sul.

O estado do Rio Grande do Sul também sofreu com a seca, onde houve reducão de 880 mil toneladas de milho. A soja nesse estado foi plantada mais tarde e houve replantio com expectativa de recuperacão. 'Infelizmente, os prognósticos da previsão de tempo para os próximos três meses para a região sul apontam probabilidade de chuva de 40% abaixo da normal e não sabemos ainda qual será o impacto até o final do ciclo da soja', avalia Porto.

Já o arroz em Mato Grosso teve recuperacão na área de plantio que garantirá o abastecimento interno neste ano. A reacão do milho safrinha, que comecou a ser plantado em janeiro e vai até 15 de marco, animou o governo porque na primeira safra, houve queda de sete milhões de toneladas em relacão à safra passada (50,3 milhões de toneladas). (Inez De Podestà)

Confira o boletim com o 5º levantamento da safra de grãos de 2008/2009. Leia matéria relacionada:Producão de feijão e arroz cresce, apesar do clima (Fonte: Mapa)

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS