Chapeu

Cursos

1Onda

Conjunto integrado de ações com enfoque educativo para promover a cultura da cooperação, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e, consequentemente, de suas comunidades.

CJ

Cooperjovem

Idealizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), desde 2000, o Cooperjovem já atendeu mais de 600 cooperativas, 2.775 instituições de ensino (cooperativas educacionais e escolas públicas), contribuindo para a formação de 18.844 professores e beneficiando 560,3 mil alunos em 16 estados, segundo dados do Sescoop.
O Cooperjovem, programa de responsabilidade social promovido pelo Sescoop e cooperativas, tem como objetivo promover a cultura da cooperação, disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo entre crianças e jovens por meio de atividades educativas.
Em Mato Grosso do Sul, o programa beneficia anualmente cerca de 8.000 alunos, de 16 escolas distribuídas por 11 municípios. Por meio do programa, estudantes, educadores e comunidade, são estimulados a vivenciar valores essenciais como: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade e ajuda mútua.
imagem-promocao060732.png

PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS
  • Mudança de comportamento e atitudes dos alunos e professores;
  • Redução de Desigualdades Sociais, de gênero e renda;
  • Melhor relacionamento interpessoal entre os professores/professores, professores/alunos, alunos/alunos, professores/pais de alunos;
  • Maior interação entre professor/coordenador pedagógico/direção;
  • Maior envolvimentos dos professores com os projetos da escola;
  • Interação da escola com a comunidade;
  • Envolvimento dos pais nas atividades da escola;
  • Interação entre comunidade e cooperativa;
  • Mais disciplina dos alunos;
  • Descoberta de habilidades.

METODOLOGIA

O Programa prima por uma proposta alicerçada na transversalidade do cooperativismo no âmbito dos conteúdos, integrando seus valores e princípios à comunidade escolar, principalmente, através de Projetos Educacionais Cooperativos. Para isso, abordando temáticas que fazem parte da vida em sociedade e que podem interferir positivamente na formação de crianças e jovens.    
Nesse contexto, em Mato Grosso do Sul realiza as seguintes formações com os educadores:
  • Oficina de Formação para Professores e Coordenadores do Programa Cooperjovem 40h/a (dividida em 03 módulos)
  • Oficina para preparação e avaliação do Projeto Educacional Cooperativo - 8h/a (02 encontros)
  • Encontro Estadual do Programa Cooperjovem (10 horas)
  • Ciclos de Palestras (02h)

DC

Dia de Cooperar
Dia C

O Dia de Cooperar é o maior movimento de voluntariado cooperativista brasileiro, um grande estímulo ao desenvolvimento de atividades voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas pelas cooperativas com o apoio do Sistema OCB.
Um movimento nascido em 2009 no Sistema Cooperativista de Minas Gerais e hoje comprometido com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por metas que devem ser atingidas até o ano de 2030. Anualmente, beneficia mais de 2 milhões de pessoas por todo o país, demonstrando o empenho do cooperativismo na construção de uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades para todos.
imagem-diac060752.png
Com o tema “Atitudes Simples Movem o Mundo”, em Mato Grosso do Sul mais de 50.000 pessoas foram beneficiadas com o engajamento de 42 cooperativas, mais de 1800 voluntários em 16 municípios na última edição.
Para conhecer como o cooperativismo pode contribuir com a construção de um Brasil mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos, clique aqui (link para site do Dia C).
Quer engajar sua cooperativa com esta causa? Clique aqui (link para site do Dia C) e cadastre suas ações e projetos durante o ano todo, afinal, Dia de Cooperar é todo dia.
Para mais informações solicitar contatar a Coordenação de Promoção Social por meio do renato@ocbms.org.br ou pelo 67 98463 4122.

AC

Aprendiz Cooperativo

A juventude brasileira tem espaço garantido no cooperativismo. Hoje, centenas de cooperativas oferecem vagas de aprendiz, abrindo as portas do mercado de trabalho para estudantes entre 14 e 24 anos.  É nelas que eles aprendem um pouco sobre a própria profissão e também sobre a cultura cooperativista.
Para garantir que realmente aproveitem essa experiência, o Sescoop criou o programa Aprendiz Cooperativo, que estabelece parâmetros para a contratação, supervisão do trabalho e formação desses estudantes. Em 2019 o Sescoop/MS atendeu mais de 250 aprendizes de 30 cooperativas participantes das turmas próprias ou realizadas em parceria com outras entidades formadoras.
No programa os jovens são chamados a refletir sobre a importância de vivenciar, dentro e fora do ambiente de trabalho os valores cooperativistas, como a igualdade de tratamento, a solidariedade, a honestidade e a transparência. Tudo isso com foco em seu desenvolvimento integral e sua inserção no mundo do trabalho.
imagem-aprendi060759.png
Com duração de 15 meses, o Sescoop/MS oferece o curso de Auxiliar Administrativo no qual o jovem tem a possibilidade de construir uma base teórica em sala de aula e aplicar na prática nas cooperativas contratantes. Assim, num nível crescente de complexidade, esses aprendizes tem a oportunidade de desenvolver competências essenciais para seu futuro.
Podem participar do Aprendiz Cooperativo jovens de 14 anos completos no início do curso até 24 anos incompletos no momento do encerramento, que estejam cursando o ensino regular ou já tenham concluído o Ensino Médio. Cada cooperativa realiza seu processo de seleção, portanto recomendamos entrar em contato com as cooperativas de seu interesse para buscar informações.
Já para as cooperativas interessadas no Programa Aprendiz Cooperativo em Mato Grosso do Sul, basta entrar em contato com o Sescoop/MS:

Renato Marcelino – renato@ocbms.org.br
67 98463 4122 ou 67 3389 0201.

AC

Cooperativa
Amiga da Criança

O projeto tem como objetivo contribuir para a formação e o desenvolvimento de cidadãos, bem como para a transformação social de comunidades carentes, por meio do esporte atrelado aos princípios  e  valores cooperativistas.  
Realizado em parceria com a Unimed Campo Grande e a instituição Recanto da Criança, o projeto atende 40 crianças e jovens em situação de risco social por meio da prática do tênis, alicerçado em valores e princípios de cidadania e cooperação. As aulas de tênis ocorrem nas quadras da Associação Médica de Mato Grosso do Sul, entidade que apoia o projeto, e trazem uma proposta de Intervenção comportamental por meio da Informação/Educação/Comunicação e processos grupais com fundo esportivo serão conduzidos por equipe especializada.
imagem-amiga060745.png
Por sua vez, a instituição atendida realiza todo o acompanhamento escolar, requisito para participar do projeto, bem como orientação integral das famílias envolvidas.
O projeto está amparado no objetivo estratégico “Apoiar práticas de responsabilidade socioambiental” do Sescoop/MS na linha de ação “Estimular a adoção de ações de responsabilidade socioambiental pelas cooperativas”
Para mais informações e se tornar parceiro do projeto, solicitamos contatar a Coordenação de Promoção Social por meio do renato@ocbms.org.br ou pelo 67 98463 4122.

PP

Projeto PIPA

Contribuir para a socialização de jovens e famílias em situação de risco social por meio de capacitação para atividade profissional e do desenvolvimento de atividades culturais e artesanais é o objetivo deste projeto.
Atentos aos valores e princípios de cidadania e cooperação, são oferecidas oficinas que abordam o resgate da autoestima e o autodesenvolvimento de jovens vítimas  de  abusos atendidos em parceria com a  Associação  Mãe Águia.
imagem-projeto-pipa060732.png
São ofertados ainda cursos como o de Informática Básica e Manutenção de Computadores. Este, por sua vez, tem duração de 160 horas e atende jovens do bairro Santa Luzia e arredores, em parceria com a Loja Maçônica União, Força e Trabalho, escolas do bairro e cooperativas que fazem a doação de máquinas e equipamentos de informática para as aulas.
Para mais informações e se tornar parceiro do projeto, solicitamos contatar a Coordenação de Promoção Social por meio do renato@ocbms.org.br ou pelo 67 98463 4122.

NC

Natal da Cooperação

Uma iniciativa que tem como objetivo viver, juntamente com as cooperativas, o sétimo princípio cooperativista “interesse pela comunidade”. Assim, anualmente são realizadas parcerias com instituições que acolhem crianças carentes as quais recebem presentes e ações sociais por ocasião do mês de dezembro.
As cooperativas adotam instituições com as quais mantém relacionamento em projetos como os do Dia de Cooperar durante o ano todo e, nesta ocasião, celebram os resultados alcançados ao longo do ano.
imagem-natal060755.png
Em 2019, 11ª edição da campanha, foram atendidas mais de 900 crianças e jovens de 10 projetos sociais de Campo Grande, MS com parceria de 07 cooperativas.  
Para mais informações e se tornar parceiro desta ação, solicitamos contatar a Coordenação de Promoção Social por meio do renato@ocbms.org.br ou pelo 67 98463 4122.
Logos
logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS