Chapeu

Cursos

1Onda

Presidente da OCB pede agilidade nas medidas para contornar a crise

Data: 13/05/2010 00:00

A urgência na liberacão de crédito para capital de giro voltado às cooperativas agropecuárias foi um dos principais temas tratados  quinta-feira passada em audiência entre o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, deputado Odacir Zonta e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. A audiência aconteceu na sede do ministério em Brasília (DF) e também contou com a participacão do secretário executivo da Presidência, Renato Nobile.


Freitas falou que é necessário urgência no cumprimento das medidas anteriormente anunciadas pelo governo para mitigar os efeitos da crise financeira internacional. 'O ministro se mostrou sensível e empenhado na busca de solucões adequadas à situacão vivida pelas cooperativas agropecuárias. Mas sabemos que será necessário buscar e contar com o apoio de outros órgãos do governo e instituicões financeiras, como já foi feito em dezembro de 2008', disse Freitas.


A alocacão de recursos de financiamento para capital de giro faz parte de uma agenda positiva considerada essencial pelo setor para contornar as dificuldades geradas pela crise. Além do capital de giro, considera-se fundamental a reavaliacão e liberacão das garantias excedentes para utilizacão em novas operacões de crédito, especialmente garantias proporcionais ao montante já liquidado de dívidas antigas, como PESA, RECOOP e Securitizacão; Adiantamento sobre Contrato de Câmbio - ACC, comercializacão e custeio da safra 2008/09) e a correcão dos precos mínimos.


A formalizacão do Programa de Capitalizacão das Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro); o direcionamento de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) às cooperativas agropecuárias e de crédito e a agilizacão na liberacão dos créditos tributários junto ao governo, além de recursos para o carreamento dos estoques de carne, em especial aves e suínos, às cooperativas produtoras agroindustriais, também estão entre as prioridades. 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS